Olá leitores, venho por meio desta postagem comunicar minha aprovação para o grupo "PET Geologia UFAM".
Foi lançado o edital 036/2017 no dia 05 de Maio de 2017 para inscrição de novos participantes nos grupos PET dos cursos de Educação Indígena, Geologia e Matemática da Universidade Federal do Amazonas. Com isso, submeti minha inscrição e entreguei os documentos necessários e tive minha inscrição confirmada por e-mail, recebi também informes sobre a data e local de realização da primeira fase.
A primeira etapa ocorreu no dia 22 de Maio e consistiu de DEZ questões objetivas sobre conhecimentos gerais em Geociências e uma Redação com tema sorteado em "Ciclo das rochas e a modelagem da Terra". Minha nota nesta etapa foi 10,0 nas questões objetivas, tendo acertado todas e a nota da redação foi corrigida por uma banca composta por 4 membros (tutor do PET, dois professores do curso, aluno longínquo do PET) e resultou na média 7,4 da redação. O requisito mínimo para avançar de fase era média 6,0 entre a média da nota objetiva + redação.
Posteriormente no dia 26 de Maio, com os candidatos convocados da primeira fase houve o sorteio do tema e ordem de apresentação, que seria realizada uma semana depois, o tema dessa vez foi "Atividade Mineral: desenvolvimento social-econômico e impacto ambiental" e a etapa de convivência foi adiada para a semana seguinte por motivos que não possibilitaram a presença de alunos petianos, candidatos e tutor. Na etapa de convivência, os assuntos mais abordados foram: trabalho em equipe; harmonina; produtividade e dedicação; benefícios de ser petiano; como o novo petiano irá contribuir para o crescimento do grupo e programa PET.
Na sexta-feira dia 02 de Junho foram realizadas no auditório do Departamento de Geociências, abertas ao público (com exceção dos candidatos), as apresentações de cada candidato sobre o tema citado anteriormente. Busquei uma apresentação abordando como a mineração está no dia-a-dia das pessoa;, como inserir sua importância para as pessoas; histórico da mineração no Brasil; também abordei os aspectos positivos (crescimento da economia, desenvolvimento tecnológico, empregos) e negativos (impactos ambientais, acidentes); ações desenvolvidas e perspectivas para o futuro do setor. A banca avaliadora me questionou sobre minha visão sobre os potenciais da região norte e do Estado do Amazonas após eu concluir a apresentação de slides.
O resultado final pode ser conferido na sala do PET Geologia localizado no Departamento de Geociências / Instituto de Ciências Exatas, setor norte da Universidade Federal do Amazonas. Contudo para acalmar a ansiedade dos candidatos e também com o grande fluxo de informações no meio digital foi publicado na página do facebook e enviado um e-mail aos envolvidos. Eis o resultado: