segunda-feira, 26 de novembro de 2012

INFORME sobre o espaço físico

          Com a reestruturação do CA-CAMB através de assembléia geral realizada em Abril de 2012, que pautou também a criação de uma empresa júnior para o curso - no caso a Gaia Consultoria Ambiental Júnior -, foi eleita a chapa "Expressão da Ambientais" que incorporou os membros da então concorrente, visando que ambas queriam estruturar e fortalecer o curso.
           Após a mudança do Instituto de Estudos Sócio Ambientais para um novo local dentro do Campus II (Samambaia) da UFG. O Centro Acadêmico de Ciências Ambientais (CA-CAMB) passou a ter uma sala própria. Uma vez que desde a criação do curso em 2009 o espaço era dividido com o Centro Acadêmico de Geografia (CA-GEO) que ficava com toda a renda obtida até o presente mês.
           Ficou decidida a "união" dos CA porém não houve uma fusão que resultaria em um Diretório Acadêmico (DA), onde uma das salas é destinada a Copiadora CA-GEO e CA-CAMB e a outra fica a critério de uso dos alunos desses cursos e de visitantes, porém a diferença ficou baseada na divisão do aluguel da sala ocupada pela copiadora e também no dinheiro de eventos da Associação Atlética Unificada Tectônica. Como a proposta do CA-CAMB não é de fins lucrativos para os alunos todo o dinheiro deverá ser revestido em estruturação física, bem como organização e participação de eventos (principalmente aqueles de caráter sócio ambiental).
           Para demonstrar que estamos atuando com seriedade e compromisso para com o espaço e principalmente para com os alunos, durante todo mês será apresentado em diversos veículos de comunicação, bem como o interesse de apresentação semestral no Conselho Diretor do IESA, o que está sendo aplicado essas rendas.


Entrada da sala B-45, onde está a copiadora dos cursos
   

sábado, 17 de novembro de 2012

II Workshop de Ciências Ambientais (UFG)



  • Taxa de Inscrição: R$10,00  (procurar representantes no CA-CAmb/CA-GEO no IESA; ou nos dias do evento - se houver vagas)
  • Certificação: 20h + minicurso

  • Dias: 21, 22 e 23/11; 
  • Horários : 14:00h - 18:00h
  • Local: Universidade Federal de Goiás, campus II (Samambaia) no auditório e anfiteatro do Instituto de Física.

Programação completa (no Slide Share)





Cronograma do I Workshop (ocorrido em 2010)


sexta-feira, 21 de setembro de 2012



          Bom dia leitores, hoje 21 de Setembro é o Dia da Árvore e uma comemoração importante e curiosa, já que trata-se de uma comemoração mundial, porém que difere no hemisfério correspondente (Norte - 21/03 e Sul - 21/09). Foi um marco para anunciar a chegada da estação mais linda do ano... a Primavera.
          
          Farei uma singela homenagem a algumas espécies de vegetais, que considero magníficas e dignas de respeito e reconhecimento. A sequoia-gigante (Sequoiadendron gigantea), o Pau-Brasil, e o Ipê-branco (Tabebuia roseoalba)

"General Sherman" a maior Sequoia-gigante e maior árvore (mais volumosa) do mundo!

Uma das variedades de pau-brasil (Caesalpinia Echinata) 


Ipê-branco (Tabebuia roseoalba) 

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Não lavar as louças - imagem

          Olá leitores, essa semana começou a circular uma nova imagem nas redes sociais - principalmente o facebook - que mostra uma maneira de não lavar as louças após uma refeição. O que se apresenta como uma maneira simples e eficaz de não gastar água e tempo - e para desinformados, até de dinheiro.

1) Colocam um prato/vasilhame dentro de uma sacola plástica
2) Alimentam-se sobre o prato que não se sujará de alimento, óleo, gordura .
3) Após acabar a refeição o plástico é descartado e a vasilha está limpa...

  • UM ABSURDO! 
           Quem realmente se interessa pelo assunto não se preocupa apenas com as causas (economizar água, tempo e dinheiro); mas com as consequências. Depois na hora de livrar do lixo vêm o problema, o lixo que poderia ser reciclado não será mais útil; além disso os aterros contaminam solo e atmosfera com resíduos e gases como o metano (respectivamente).
            E poluindo solo e atmosfera, a água presente nesses meios será contaminada também até o momento que chegará para nosso consumo. Mesmo com o tratamento - que compensa o gasto de dinheiro (de forma elevada) que você "havia economizado" - a água não é da melhor qualidade.


  • Veja a IMAGEM (já com as edições necessárias do CA-WNS, ocultando a identidade do humor)

sábado, 30 de junho de 2012

9ª Feira do Empreendedor SEBRAE (GO)

  • 29/06/2012

* SEBRAE - Dicas para um Consumo Sustentável

Giro de roleta (onde estão vários problemas urbanos e ambientais: lixo, resíduos, desperdício de água, energia, etc.) e escrever uma carta de mural para soluções quanto ao item sorteado - o meu foi Resíduos - e escrever sobre "como posso ajudar no meu cotidiano" (casa, escola, trabalho, rua).


* CECANE (UFG) - Agricultura Familiar

Alunas de Nutrição e Agronomia da UFG falaram sobre projetos em Agricultura Familiar, com o destino desses alimentos para creches e escolas públicas de municípios pequenos. Atuação em ensino, pesquisa e extensão nos seguintes tópicos:
1- Agricultura familiar
2- Qualidade dos alimentos 
3- Conselho de Alimentação Escolar (CAE) 
4- Gestão e atuação do nutricionista no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

* Mudas Nobres - madeira de Mogno Africano

Informação sobre a produção do Mogno Africano (Khaya ivorensis) no Brasil, onde sua viabilidade econômico é excelente; pois, por ser uma espécie exótica, não há impedimentos quanto ao corte da madeira, é mais resistente às pragas que atacam o Mogno Brasileiro, e além disso seu crescimento precoce - ou seja, atinge altura de corte em tempo menor.

Uma estudante de Engenharia Florestal UFG, passou as informações sobre o envolvimento dos alunos da universidade com esse mercado de madeiras nobres, e comentei sobre a Liga das Ambientais (união/relação entre os cursos do "meio ambiente").


* EmBambu - madeira de Bambu (utilidades)

Combustível (pequenas pastilhas feitas com a fibra), Alimentação (extraída do broto), ripas e tábuas, Tecidos.


* ORIENTEC - empresa que treina universitários em Administração de empresas (sendo estes graduandos em outros cursos)

terça-feira, 26 de junho de 2012

Educação 10

* Aprovação dos 10% do PIB para Educação:


Os deputados da comissão especial de análise do PNE (Plano Nacional de Educação) aprovaram no começo desta noite um destaque que determina investimento direto de, no mínimo, 10% do PIB em educação até final da vigência do plano, em 2020. Antes disso, em cinco anos, esse percentual deverá ser de, no mínimo, 7%. Atualmente, o país aplica 5,1% do PIB em educação.

A emenda alterou o texto-base do relator Angelo Vanhoni (PT-PR). A redação original, aprovada no dia 13, previa 8% com um gatilho que poderia elevar o percentual para 10%. O texto aprovado hoje retira qualquer condição para os 10%.

O PNE determina 20 metas que o país devera alcançar em educação no período 2011-2020. Entre elas, estão ampliação de vagas, melhora na remuneração do professor, erradicação do analfabetismo e melhora na oferta de ensino integral.

(extraído de UOL Educação)
26/06/2012

domingo, 17 de junho de 2012

Greve dos Docentes na UFG

Professores da UFG entram em greve a partir de segunda-feira, dia 18

        Com essa decisão, eles vão reforçar o grupo composto por cerca de 50 universidades federais que já estão paralisadas em diversos estados brasileiros desde o dia 17 de maio.
         Segundo a direção do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg), desde a última segunda-feira, 10 das 28 unidades da instituição já tiveram algum tipo de paralisação.

         A assessoria da universidade confirmou a suspensão de atividades apenas dos campi do interior do estado (Jataí, Catalão e cidade de Goiás).



* Carece de documentos (em nota), links e vídeos para confirmar tal notícia.
* Segundo algumas fontes de informação - também sem documentos oficiais - o reitor da universidade é em favor à greve. Confiram no vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=Cse4ymb4FLs&feature=bf_prev&list=UUTUOeh5EprIGxSPcbr3LOsg

* Em breve, deixarei uma parcial de uma enquete realizada entre os alunos de Ciências Ambientais, quanto as suas opiniões e posicionamento quanto à greve, em outra postagem na TAG (marcadores) "Conselho Acadêmico".


-

Expressão das Ambientais

  • Realização do evento: 

Data: 25 de Junho de 2012 (segunda feira)
Horário: a definir
Local: prédio do IESA (a definir sala)

  • Planejamento para a gestão dos próximos 2 anos
  • Pautas em discussão:
  1.  Liga das Ambientais: formada por blocos dos cursos de graduação e planejamento para pós-graduação (buscar contato com os CA dos cursos citados):
            * BLOCO I - Ciências Ambientais, Ecologia e Análise Ambiental, Engenharia Florestal e Engenharia Ambiental.
             *BLOCO II - Geografia, Biologia e Agronomia, (aberta aos demais interessados).
  2.  Definição de alguns objetivos;
  3. Viabilidade da fundação da Atlética Unificada de Ecologia e Ciências Ambientais;
  4. Unificação de integrantes das chapas - anteriormente concorrentes - para gestão do CA do curso.



    P.S.: quanto aos cursos integrantes na "Liga das Ambientais", não há nada definido em relação à isso, apenas o interesse dos alunos de Ciências Ambientais de promover uma maior integração entre os cursos com enfoques - ou pelo menos, estudos - na área de Meio Ambiente. Nenhum dos cursos citados comunicou sobre essa ideia.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Centro Acadêmico de Ciências Ambientais UFG

          Realizada nos dias 05/06/2012 e 06/06/2012, uma eleição de chapa para gerência do Conselho/Centro  Acadêmico (CA) do curso de graduação em Ciências Ambientais. A proposta que prevaleceu na votação foi a da Chapa 01 - Expressão da Ambientais; onde deixamos clara as seguintes propostas:


  • O Centro Acadêmico têm como missão defender o interesse dos alunos de Ciências Ambientais, buscando os seguintes avanços para o curso:
  1. Promover comunicação direta entre o CA e as turmas do curso por meio de escolha de representantes das turmas.
  2.  Criação de um veículo/canal padrão de comunicação na internet - com apoio de outros meios de divulgação (como sites e blogs pessoais) -, além de murais informativos do CA afim de integrar todos os acadêmicos do curso. Divulgar anúncios de interesse comum a todos, bem como:

    * Políticas de assistência ao estudante (bolsas)
    * Cursos de extensão e capacitação (oportunidades de Estágio e Iniciação Científica)
    * Eventos Acadêmicos (congressos, seminários, workshops, formaturas, etc.)
    * Eventos Estudantis (calouradas, InterUFG, shows, etc.)
    * Informes sobre reuniões do Conselho Diretor e do Diretório Central de Estudantes (DCE)
    * Viagens, práticas de campo, etc.
  3. Todo recurso financeiro gerado será reinvestido integralmente para questões como; melhoria do espaço e estrutura do CA, e aplicações extracurriculares de alunos.
  4. Intenção de fundar a A.A.A.CA.AMB - Conservadora (separando da atual unida ao curso de Geografia, A.A.A.U. Tectônica); com respaldo financeiro de eventos realizados e apoio do DCE e demais CA's da UFG.
  5. Outras Reivindicações:

    * Espaço próprio para o Centro Acadêmico de Ciências Ambientais (CACAMB) - assegurado pela secretária do IESA;
    * Criação da Semana do Meio Ambiente - intenção de colocar na primeira semana do mês de Junho;
    * Criação de uma "Empresa Júnior" - numa incubadora ou espaço experimental - na própria sede do novo instituto;
    * Direito de explorar economicamente o espaço do CA para levantamento de verbas e financiamento de projetos.

                  

terça-feira, 5 de junho de 2012

Trânsito de Vênus frente a Terra (eclipse)

           Previsto para 05/06 e 06/06 de 2012, apenas em algumas regiões do planeta - principalmente no Hemisfério Norte - veja no mapa a visibilidade do fenômeno em cada localização:



          A Nasa prevê seu início entre 19h09 e 19h27 (horário de Brasília), e a saída para algum momento entre 1h32 e 1h50 de quarta. Esse fenômeno celeste ocorre a cada 100 anos - aproximadamente - e só voltará a acontecer no ano de 2117. Ou seja, infelizmente, nós localizados na região escura do mapa não veremos esse fenômeno em vida...



sábado, 26 de maio de 2012

Veto Parcial não resolverá

        O direito à veto - bloqueio de uma norma por uma autoridade - da Exma. Presidente da República Federativa do Brasil, Dilma Rousseff; para a proposta do novo código florestal foi sancionada porém com parcialidades. Muitos movimentos organizados por ONG's pediam pelo veto total - o que não ocorreu.
         Confira abaixo nas imagens do site G1 (Globo) como ficou a situação após o veto, que será reenviada para o Congresso aprovar então essa lei - um ABSURDO (palavras do autor):




Uma parte da batalha foi vencida, de qualquer forma a DEMOCRACIA irá prevalecer... Seja pela escolha de nossos representantes nas camadas que os próprios eleitores colocaram no poder, OU, aprovação de uma LEI POPULAR - conhecidas como "abaixo-assinados".


quinta-feira, 17 de maio de 2012

GOIÁS rumo a RIO+20

        Nos dias 16/05 e 17/05 o Governo do Estado de Goiás com parceria do jornal "O Popular"  realizou outra conferência sobre a "Rio + 20"  em Goiânia - uma vez que a Agência Municipal do Meio Ambiente  (AMMA) possibilitou a presença de uma representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA-ONU) para debater sobre sustentabilidade - com diversos especialistas nas áreas ligadas a conferência a ser realizada em Junho na cidade do Rio de Janeiro - a RIO+20.


  • As seis temáricas discutidas nos dois dias de evento foram:


  1.  Goiás (governo) e a RIO+20
  2. Perspectivas da RIO+20
  3. A economia verde na  RIO+20
  4. A comunicação (mídia) e a  RIO+20
  5. A sociedade na  RIO+20
  6. O que esperar da  RIO+20.


Organizador do evento Washington Novaes e o Prof. MSc. André Trigueiro foi conferencista com a temática "A comunicação e a Rio + 20"


  • Uma coisa que me incomodou um pouco foi "participar sozinho" dentre os estudantes do curso de Ciências Ambientais da UFG no intervalo de tempo que estive no Centro de Convenções... 


Presença do autor do blog no evento.



sábado, 5 de maio de 2012

A Lua


        Numa semana em que a Lua, o único satélite natural da Terra - que orbita ao redor de nosso planeta e que  mensalmente passa em um ponto mais próximo com a mesma (a Terra), fenômeno conhecido como Perigeu, devido ao movimento de Revolução ou Translação da Lua em relação à Terra - passará no ponto mais próximo possível do planeta, fenômeno conhecido como Superlua...  Esse fenômeno ocorre em determinado mês.


     
        Desde a antiguidade a Lua sempre foi uma referência para o homem, que criou demarcação de tempo (calendários e estações produtivas) e ao longo do tempo não perdeu sua importância, hoje as fases lunares são usadas em diversos calendários do mundo inteiro. Além de sua atuação sobre os Oceanos nas marés.


* Mas, como surgiu a Lua?

        Segundo a teoria mais aceita, um corpo celeste com as dimensões de Marte colidiu com a Terra ainda em formação (há aproximadamente 4,4 bilhões de anos), onde uma parte desse corpo se fundiu ao material terrestre em estado líquido (sobre altas temperaturas) e foi expelido na órbita do nosso planeta onde ficou até se concentrar e formar um corpo "esférico" - a Lua. (como no esquema abaixo)


 


* ALGUNS FENÔMENOS: Superlua, Lua Vermelha, Erupções na Lua, Lado Escuro da Lua



Supermoon - impressão de a Lua estar 14% maior e 30% mais brilhante do que o comum.
         Esse fenômeno no ano de 2012, está previsto para a 0:35h deste domingo (na virada do sábado), no horário de Brasília. Em alguns lugares do mundo já tiveram uma prévia:

Templo de Poseidon, a sudeste de Atenas, na Grécia, neste sábado  (05/05)
[foto retirada no G1.com.br]



  • Vídeo da Lua (documentado por mim):  














quinta-feira, 26 de abril de 2012

Código Florestal - aprovado na Câmara / VETA DILMA

Cabe a nós agora, protestarmos e solicitar a Exma. Presidenta Dilma Rousseff que vete este projeto! Ou lutar pela nossa democracia sancionando uma lei popular que contenha mais de 1,4 milhões de assinaturas...



Imagem e texto por: G1 (Globo News)

Liga das Florestas (Greenpeace)

O Código Florestal ruralista acaba de ser aprovado no Congresso, com 274 votos a favor e 184 contra. Agora a Dilma tem no colo um monte de motosserras prontas para acabar com as florestas do Brasil.
Ela precisa vetar o projeto de lei e mostrar que o país é mais do que um quintal para o agronegócio mais tacanho e atrasado fazer o que quiser.
E os brasileiros podem mandar sua mensagem para Brasília apoiando uma lei de desmatamento zero. Assine. Compartilhe. Participe. E mande os ruralistas para seu devido lugar: https://www.facebook.com/GreenpeaceBrasil/app_128953167177144


A Liga das Florestas precisa de heróis. A fauna e a flora brasileiras estão em risco, e com elas o futuro do Brasil. Mas você pode ajudar a salvá-los. O Greenpeace lança, com outras organizações, um projeto de lei popular pelo desmatamento zero de nossas matas. Ao assinar a petição no site, e ao compartilhar e estimular seus amigos a fazerem o mesmo, você acumula pontos, ajuda a proteger um dos bens mais preciosos que o Brasil possui e ainda ganha prêmios. Participe!
Uma lei popular precisa de 1,4 milhão de assinaturas de eleitores para ser aceita pelo Congresso. É o primeiro obstáculo de um tortuoso caminho político, que parece feito para evitar que a voz do povo de chegue aos círculos do poder em Brasília. Mas nós do Greenpeace vemos obstáculos como incentivos e convidamos
você a fazer o mesmo

domingo, 22 de abril de 2012

Dia da Terra





Uma singela homenagem do buscador Google, através da sua equipe de Doodles - desenhos feitos à cerca de um tema somada ao logo da empresa - que resolveram entrar na questão ambiental em ano de Congresso Mundial - a RIO+20.

O Universo

Compare o tamanho dos planetas nesta escala do universo, além disso uma noção básica entre o tamanho de algumas estrelas - conhecidas - em relação à outras:


http://cacarlsagan.blogspot.com.br/2009/04/compare-o-tamanho-dos-planetas-nesta.html

-

http://misteriosdomundo.com/estrelas-como-elas-vivem-parte-2

-


sexta-feira, 20 de abril de 2012

Bioma Cerrado

Hoje presenciei junto a alguns colegas de faculdade de Ciências Geoambientais uma palestra sobre a visão nacional e internacional do bioma Cerrado que é a vegetação de savana com a maior biodiversidade - desse tipo de bioma - e que foi amplamente devastado para o avanço na agricultura e pecuária.



Cerrado, Otimismo, Realidade e Esperança é o título do livro do escritor e sociólogo belga Luc Vankrunkelsven, que foi lançado na sexta-feira (20), no auditório da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). O hall de entrada da agência contou com uma exposição do fotógrafo goiano João Caetano, que retrata o cerrado através da fotografia.



(POSTAREI O RESTANTE EM BREVE)

segunda-feira, 16 de abril de 2012

UFG - ENECAMB

(texto de apresentação da faculdade do IESA-UFG para o Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Ambientais no Brasil):



Saudações pessoal do ENECA 2012, como estamos aproximando das discussões obre a RIO+20, nosso tempo se encurta para realizarmos essa reunião e tentarmos enviar representantes do curso para esse evento da ONU/PNUMA que será fechado (restrito a autoridades - principalmente).

O orientador/coordenador do meu curso - Ciências Geoambientais - Dr. Manuel Eduardo Ferreira (Lattes: http://lattes.cnpq.br/4498594723433539) informou que a UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS se disponibiliza fornecendo estrutura adequada para realizar esse evento.

Diferentemente do resto do Brasil nosso curso têm um prefixo [GEO-ambientais] mas destina-se também à atuação no campo da pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias na área das Ciências Ambientais. Temos uma base formadora em Geologia e a primeira turma do curso se formará (concluir o ensino superior) neste ano.



sábado, 14 de abril de 2012

Questão do Lixo Radioativo em Goiás (16/07/2011)

(postado em Colunas Diversas no dia 16/07/2011)


Em reunião em Brasília, CNEN faz afirmações a goianos. Só que não há garantia legal de consulta à população... Rejeito só vem após aprovação popular!


Marcellus Araújo - Enviado a Brasília16 de junho de 2011 (quinta-feira)
Ass. Câmara


Autoridades discutem escolha de Abadia para receber lixo

          O presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) , Odair Gonçalves, garantiu ontem que a possível instalação do depósito em Abadia de Goiás, a 27 quilômetros de Goiânia, para receber rejeitos das usinas nucleares Angra 1 e 2, situadas em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro , só acontecerá com aceitação popular.
          "Temos que ser claros, dizer quais os riscos e benefícios da instalação, para que a população possa optar de maneira esclarecida. E o governo federal precisa negociar modos de compensação com os locais receptores", afirmou.
          A afirmação foi feita ontem em audiência pública na Câmara dos Deputados , proposta pelo deputado federal Ronaldo Caiado (DEM), que reuniu autoridades da área de energia nuclear do governo federal, deputados da bancada goiana e representantes do governo estadual.
          O vice-governador José Eliton Júnior (DEM) também esteve presente no encontro. Ele e Caiado disseram que declaração do presidente do CNEN os deixou menos preocupados, mas pontuaram que não existe nenhum termo legal que exija a consulta popular antes do empenho desse tipo de obra. "Não temos um marco legal para confirmar o que foi dito pelo presidente da CNEN. A tese que ele levanta, de que só será implantado um depósito depois de consulta popular, não existe em forma de lei", falou Caiado.
          A discussão sobre a ampliação do depósito já existente em Abadia de Goiás, onde estão armazenados os detritos do acidente radioativo ocorrido em Goiânia em 1987 com o elemento Césio 137, teve um tom quase sempre amistoso, austero e de desconfiança.
          Para explicar a sondagem de Abadia de Goiás e tirar as várias dúvidas que os parlamentares manifestaram, estavam presentes, além do presidente do CNEN, o assistente do diretor-presidente da Eletronuclear - Eletrobras Termonuclear S.A., Leonam dos Santos Guimarães, e o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN, Marcos Nogueira Martins.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Método

          O governador Marconi Perillo (PSDB) foi convidado. Estava em Brasília durante o evento, mas acabou por cumprir outra agenda, disse seu vice, que se posicionou contra a ampliação do depósito. "Viemos trazer a posição formal do Estado de Goiás sobre o tema. Somos contrários", asseverou. Quem o acompanhou foram o secretário de Meio Ambiente do Estado, Leonardo Vilela (PSDB), e o deputado estadual Helio de Sousa (DEM).
          Marcos Martins explicou que o lixo nuclear produzido em Angra 1 e 2 é embalado em tambores, que são armazenados em containers e vedados após estarem cheios. Esses compartimentos maiores preenchem módulos, que também passam por isolamento após estarem totalmente ocupados. Ele disse que o projeto conceitual do depósito deve ser concluído até 2014, e sua construção deve ser iniciada em 2016, para começar a receber os dejetos no ano de 2019.
          "Abadia é um modelo. Inevitavelmente o local foi considerado. Serão decididos diversos locais, e reduzindo essa possibilidade de locais, nós passamos para a fase de, dentro desses locais, fazer um amplo processo de informação e discussão com o governo do estado, do município e com a população", relatou Odair Gonçalves.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leitores comentam a hipótese de transformar o depósito do césio 137 em um depósito federal

          É louvável a atitude do deputado Ronaldo Caiado de se engajar na luta contra a transformação de Goiás no lixão radioativo do Brasil. Que outros parlamentares sigam o exemplo, a favor do povo goiano. Nenhuma compensação financeira proposta pela CNEN vai excluir o medo de um novo acidente e o preconceito dos outros Estados em relação a Goiás. E o mais importante: garantir a segurança de nossas futuras gerações. (Wendel Franco)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
          A CNEN diz que o problema é federal. Ora, então por que não construir o lixão radioativo no Distrito Federal? Eles vivem falando mal de Goiás e dos goianos. (Cláudio Alves)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------


FONTE - http://www.opopular.com.br/cmlink/o-popular/editorias/geral/rejeito-s%C3%B3-vem-ap%C3%B3s-aprova%C3%A7%C3%A3o-popular-1.12047

sexta-feira, 13 de abril de 2012

RIO+20 - ideias de Goiânia


  •  Realizado em  na Associação do Comércio e Industria do Estado de Goiás (ACIEG); uma prévia de apresentação de ideias sobre sustentabilidade e equilíbrio do uso do planeta - em fontes de recursos e energia - ministrada pela representante da PNUMA (ONU) Drª. Denise Hamú, que serão discutidas na  RIO+20 que será realizada em junho na cidade do Rio de Janeiro.
Com a presença de muitos estudantes universitários, professores e profissionais de Gestão Ambiental, a conferência agradou ao público, mesmo havendo uma pequena discussão por fora apresentada por um senhor que reclamou da coleta de lixo - por terem jogado uma caçamba de entulho numa propriedade sua.





  •  Fontes e Informações adicionais:


PNUMA (ONU) - http://www.pnuma.org.br/
ACIEG - http://www.acieg.com.br/novo/2012/04/representante-da-rio20-participa-de-seminario-na-acieg/
AMMA (este sem publicar sobre o evento) - http://www.goiania.go.gov.br/html/amma/index.htm