sábado, 5 de maio de 2012

A Lua


        Numa semana em que a Lua, o único satélite natural da Terra - que orbita ao redor de nosso planeta e que  mensalmente passa em um ponto mais próximo com a mesma (a Terra), fenômeno conhecido como Perigeu, devido ao movimento de Revolução ou Translação da Lua em relação à Terra - passará no ponto mais próximo possível do planeta, fenômeno conhecido como Superlua...  Esse fenômeno ocorre em determinado mês.


     
        Desde a antiguidade a Lua sempre foi uma referência para o homem, que criou demarcação de tempo (calendários e estações produtivas) e ao longo do tempo não perdeu sua importância, hoje as fases lunares são usadas em diversos calendários do mundo inteiro. Além de sua atuação sobre os Oceanos nas marés.


* Mas, como surgiu a Lua?

        Segundo a teoria mais aceita, um corpo celeste com as dimensões de Marte colidiu com a Terra ainda em formação (há aproximadamente 4,4 bilhões de anos), onde uma parte desse corpo se fundiu ao material terrestre em estado líquido (sobre altas temperaturas) e foi expelido na órbita do nosso planeta onde ficou até se concentrar e formar um corpo "esférico" - a Lua. (como no esquema abaixo)


 


* ALGUNS FENÔMENOS: Superlua, Lua Vermelha, Erupções na Lua, Lado Escuro da Lua



Supermoon - impressão de a Lua estar 14% maior e 30% mais brilhante do que o comum.
         Esse fenômeno no ano de 2012, está previsto para a 0:35h deste domingo (na virada do sábado), no horário de Brasília. Em alguns lugares do mundo já tiveram uma prévia:

Templo de Poseidon, a sudeste de Atenas, na Grécia, neste sábado  (05/05)
[foto retirada no G1.com.br]



  • Vídeo da Lua (documentado por mim):  














Nenhum comentário:

Postar um comentário