domingo, 31 de março de 2013

Pós-evento: I ENECAmb

        Palavras vão faltar para definir o que foi esse encontro... Algo que moveu nacional os estudantes de Ciências Ambientais de quatro regiões do país, e com acervo altamente atrativo nas programações científicas, culturais e diversas.

        Os parceiros do evento foram a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste, que forneceu palestrantes e grande apoio financeiro; BIOON ecomercado, que ofertou vários cardápios orgânicos e nutritivos nos coffee-breaks como biscoitos de ingredientes do Cerrado, frutas e sucos das mesmas. E também os apoio de entidades nas seguintes mesas redondas:

1) Abertura I ENECAmb – presença de Marina Silva (ex-ministra do Meio Ambiente) e Marcelo Dourado (SUDECO)

Marina Silva à esqueda, e Marcelo Dourado à direita


2) O Cientista Ambiental: Perspectivas de formação e atuação transdisciplinar, e seu papel na sociedade – presença dos coordenadores de curso das instituições UnB, UFF, UFMG, UFC e CESUPA



3) Regulamentação e credenciamento do bacharel em Ciências Ambientais – presença de representantes da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES/MEC), dos cursos de Ciências Ambientais e Gestão Ambiental, e do Decanato da UnB - unidade administrativa ligadas à Reitoria, responsáveis pela graduação, pesquisa e extensão.



4) Responsabilidade Socioambiental com apresentação de empresários e convidados – presença de representante do Ministério do Meio Ambiente com apresentação da A3P, SUDECO e Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).

5) Ativismo Socioambiental no cenário brasileiro – presença de representante do CENTCOOP, do  Greenpeace, um representante indígena da UnB, Alternativa Terra AzulCufa-DF.

6) Permacultura – presença de representante do Multirão Agroflorestal, IPOEMA, Arquinatura,



7) Segurança Alimentar – presença de representante do CONSEA, representante programa PROALIMENTO/SUDECO e um produtor orgânico da região.

        Vou deixar algumas anotações durante a fala de Marina Silva:


Marina revelou não ter um conhecimento acadêmico (graduação) na área ambiental, e todo seu conhecimento é baseado em experiências vividas nas militâncias socioambientais a partir do ano de 1976 em que conheceu Chico Mendes no estado Acre 








P p - – _ [

Nenhum comentário:

Postar um comentário