quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Novo caminho, mesmo objetivo


          Olá leitores, venho compartilhar uma informação sobre minha nova trajetória acadêmica. Desde que me mudei de Goiânia/GO e fiquei impossibilitado de continuar o curso de Ciências Ambientais na Universidade Federal de Goiás (UFG) vinha me preparando para prestar vestibular para ingressar em um novo curso na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Fui aprovado em primeira chamada pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2015) para Geologia, eu estava realmente com expectativas para tal curso, após indicação de amigos, colegas e professores além da "afinidade" e "gosto" que peguei fazendo as disciplinas do meu curso anterior.

          Gostaria de agradecer principalmente aos meus professores geógrafos e geólogos – espero em breve chamá-los por colegas de profissão – que me ensinaram a gostar de estudar as matérias e deram inspiração para uma profissão.

* Paulo Henrique Sobreira Azevedo: professor de Origem e Formação da Terra
* Elisa Soares Rocha Barbosa: professora de Materiais Terrestres; orientadora de monitoria no laboratório de Geologia (IESA)
* Luciana Gonçalves Tibiriçá: professora de Prática de Campo; coordenadora do curso
* Renata Santos Momoli: professora de Ciência do Solo
* José Affonso Brod: professor de Geodinâmica
* Tereza Cristina Junqueira Brod: orientadora de monitoria no laboratório
* Márcio Henrique de Campos Zancopé: professor de Geomorfologia
* Maximiliano Bayer: professor de Hidrogeologia, coordenador do curso/estágio
* Laerte Guimarães Ferreira, professor de Sensoriamento Remoto e de Estatística

           Tenho muito carinho com todos os meus ex-professores, contudo estes citados eu considero que foram fundamentais na decisão de escolher Geologia como um novo caminho para minha formação profissional. 

           Sigo meu caminho para realizar-me profissionalmente, socialmente e até no aspecto ambiental, visto que nunca perdi meu ímpeto em causas ambientais de natureza primária e causas humanas. Espero como geólogo ou "estudante da Terra" eu possa fazer grandes coisas.


LEI nº 12.089 de 11 de Novembro de 2009


O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o Esta Lei visa a proibir que uma mesma pessoa ocupe, na condição de estudante, 2 (duas) vagas, simultaneamente, no curso de graduação, em instituições públicas de ensino superior em todo o território nacional.

Art. 2o É proibido uma mesma pessoa ocupar, na condição de estudante, simultaneamente, no curso de graduação, 2 (duas) vagas, no mesmo curso ou em cursos diferentes em uma ou mais de uma instituição pública de ensino superior em todo o território nacional.

Art. 3o A instituição pública de ensino superior que constatar que um dos seus alunos ocupa uma outra vaga na mesma ou em outra instituição deverá comunicar-lhe que terá de optar por uma das vagas no prazo de 5 (cinco) dias úteis, contado do primeiro dia útil posterior à comunicação.

§ 1o Se o aluno não comparecer no prazo assinalado no caput deste artigo ou não optar por uma das vagas, a instituição pública de ensino superior providenciará o cancelamento: 

I - da matrícula mais antiga, na hipótese de a duplicidade ocorrer em instituições diferentes;
II - da matrícula mais recente, na hipótese de a duplicidade ocorrer na mesma instituição. 

§ 2o Concomitantemente ao cancelamento da matrícula na forma do disposto no § 1o deste artigo, será decretada a nulidade dos créditos adquiridos no curso cuja matrícula foi cancelada.

Art. 4o O aluno que ocupar, na data de início de vigência desta Lei, 2 (duas) vagas simultaneamente poderá concluir o curso regularmente.

Art. 5o Esta Lei entra em vigor após decorridos 30 (trinta) dias de sua publicação.

Brasília, 11 de novembro de 2009; 188º da Independência e 121º da República.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l12089.htm 

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA 
Fernando Haddad - Ministro da Educação

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Marketing visual

          Normalmente empreendedores vislumbram o desenvolvimento de uma "logo" para seu negócio, seja sua empresa, um projeto, ou mesmo negócio temporário. Tais imagens, frases e qualquer forma de marketing almeja um reconhecimento imediato do produto com apenas uma menção indireta de tal produto.
          As imagens ou identidade visual são facilmente reconhecidas até por crianças (veja o documentário "Criança, a Alma do negócio" no momento 10 minutos e 20 segundos). Exemplos de slogans famosos:
  • JUST DO IT (apenas faça) da Nike
  • I'm lovin' it (amo muito tudo isso) do Mc'Donalds
  • Das Auto (o carro) da Volkswagen
         
          Considerando estes aspectos, eu senti a necessidade de uma identificação visual para divulgar meus serviços. Estou analisando a arte de símbolos que têm traços e características minhas, como a bandeira e brasão do Estado de Minas Gerais, brasão da Geologia, algumas cores favoritas verde-esmeralda (#50C878), prateado (#C0C0C0), bronze (#CD7F32). Irei esboçar rascunhos e levar as ideias em um designer profissional/estudante e combinar os termos.